
Eve Lumen: A Drag Queen que se libertou com a arte
A performer traz a sua versão da Taylor Swift para as casas noturnas na cidade de São Paulo
Sabe como puxar toda a nossa atenção! Com cores vibrantes no rosto e adereços chamativos, Enzo Borges, de 21 anos, também é conhecido como a drag queen Eve Lumen. A artista leva diferentes músicas da Taylor Swift para festas pop's realizadas na capital paulista desde abril de 2023. Porém, o que começou como um ouvinte comum da cantora americana, acabou se tornando uma grande paixão, que com o passar do tempo levou a performer a querer conhecer mais sobre a vida da artista. Todos nós sabemos que não tem como, a loirinha é para se apaixonar mesmo!

Eve Lumen com seu figurino para a apresentação de “Wonderland (Taylor’s Version)”
(Foto: Gabriel Belitz)
Um sentimento mais que verdadeiro
No início, “foi algo que aconteceu, eu não esperava, sabe? Eu não escolhi ouvir Taylor, eu não escolhi ser fã da Taylor, foi algo muito natural pra mim e eu acabei gostando bastante”, disse Eve Lumen. Aliás, pensando em seu processo como fã e tudo o que faz essa relação existir com diversos artistas, Eve acredita que tudo se torna ainda mais real e forte quando as coisas acontecem em seu próprio tempo. Sobre isso, a artista falou: “Eu acho que quando o sentimento por alguém é real, a gente quer conhecer tudo sobre a pessoa, a gente quer se importar com o que ela gosta. E foi assim que eu comecei a ouvir Taylor. Eu organizei eventos da Taylor, que foram super legais de organizar, e dali pra frente eu fui ouvindo mais, e cada vez mais. Comecei a me montar e acabei vindo até a TS Party BR, e de pouco em pouco, acabei me apaixonando”.
Sempre para surpreender no palco!

Por outro lado, a drag gosta sempre de inovar em suas apresentações, assim como a Taylor Swift gosta de fazer com seu público. Em todo seu processo de se apresentar e montar a sua estrutura para a performance única, a drag queen já utilizou de diferentes ideias para prender o olhar do público sobre ela. “Já usei LED, já usei roupa diferente, já usei roupa que abria, cabelo que saía, já bati cabelo, já saiu fumaça. Eu sempre tento inovar porque eu quero me surpreender, sabe? Eu quero fazer o meu melhor pra que um dia eu olhe pro passado e fale: ‘Nossa, que orgulho de ter feito isso’”. No dia em que a entrevista foi realizada, Eve Lumen apresentou a faixa “Wonderland”, com algumas bandeiras e um chapéu temático de “Alice no País das Maravilhas”. Como sempre cheia de detalhes em sua montagem, isso ajudou a deixar tudo ainda mais evidente e imersivo da canção da loirinha.
Assista ao vídeo especial de Eve Lumen:
Mesmo que a comunidade drag vem conquistando seu espaço e ganhando voz no Brasil nos últimos anos, apresentar a sua arte ainda possui grandes desafios. Com a ideia de não esconder a sua verdadeira essência, Eve Lumen contou que hoje “é mais sincero comigo mesmo. Eu acho que eu tenho muito disso agora. Se eu quero fazer, eu faço sem medo, sem ter vergonha do que outras pessoas vão achar. Então, eu sou muito sincero nesse sentido”. Por conta de todos esses fatores, e ainda demonstrar um lado tão pessoal seu, que Eve Lumen já teve postagens com mais de 10 mil visualizações. Essa força é inspiradora para todos nós!
Um espaço que foi conquistado pela própria Eve
Por mais que a homofobia seja crime desde 2019, o Brasil ainda apresenta altos números de casos de violência contra pessoas LGBTQIAPN+. Pensando em todas essas dificuldades, e até mesmo sobre o que a artista enfrenta quando se monta, ela reflete que existe um cuidado desde as primeiras vezes das suas apresentações. Na TS Party BR, festa em que reside, Eve Lumen contou que "aqui, nada, nunca aconteceu comigo. Eu sempre fui muito bem tratada aqui. Eu não tenho o que reclamar. Todo mundo sempre foi muito gentil. Subir no palco pra mim nunca foi um problema. Eu nunca vi aqui nenhum tipo de preconceito, pelo menos diretamente a mim. Mas eu sempre tenho medo de sair de casa para vir, para estar aqui, e isso pra mim é um percurso muito difícil. Além de outras coisas que a gente acaba passando. Mas felizmente eu nunca passei por uma situação muito grave”. O mundo sempre foi uma grande questão cheia de surpresas sobre a segurança de cada indivíduo, dentro e fora dos lugares que podem ser conhecidos por nós. Ao olhar para a performer, com seus adereços, o estilo, a maquiagem e a beleza completa de sua montagem, não devemos olhar com estranheza, mas sim, defender uma arte que representa e pode ajudar tantas pessoas hoje em dia.
Uma meta além da realização profissional

Eve Lumen com seu figurino para a apresentação de
“Wonderland (Taylor’s Version)”
(Foto: Gabriel Belitz)

Desse modo, chegando ao fim da conversa sobre toda a sua trajetória e todas as conquistas que alcançou até aqui, Eve Lumen sabe que já construiu um percurso que vai resultar em muitas surpresas positivas pela frente. Isso vai acontecer pela forma em que a drag queen idealiza a sensação focada com as suas performances. Neste assunto, a artista disse que “o meu objetivo aqui é levar paz nas pessoas, é levar alegria para que elas acordem amanhã e falem: ‘Nossa, que noite incrível que eu vivi’. Nem que sejam duas horas ou cinco minutos da minha performance. Para mim, é extremamente gratificante saber que a pessoa parou e teve paz, felicidade genuína. Então o meu grande objetivo é levar esse amor para o mundo e é isso que me move. E fazer isso com pessoas tão apaixonadas por Taylor, eu acho que intensifica, porque elas me respeitam muito aqui. Eu não sou a cantora que eles estão esperando ali em cima, eu não sou e não tem muito o que fazer com isso. Mas mesmo assim eles gostam de tudo que eu faço e apreciam com muito carinho”. Acho que pra uma fala tão linda como essa, nem podemos interromper, não é mesmo?
Sensações que não chegam
ao verdadeiro sentimento
Então, chegando na pergunta final sobre o impacto que a Eve Lumen causou no Enzo Borges, existe uma emoção que leva as lágrimas da drag queen aparecer para esta resposta. Mesmo com o cabelo loiro longo, a roupa azul e o olhar cheio de cores, aparece um lado sensível diferente do que vimos antes. Com isso, ela diz: “A Eve, ela é meu tudo. Ela é o sorriso que eu dou de manhã. Eu digo que a Eve é todas as partes que o Enzo é, só que só as partes boas. Pra Eve não tem tempo ruim, pra Eve o mundo é lindo. E a Eve, ela veio pra ajudar e ela veio principalmente pra me curar, sabe? Eu era um pouco extrovertido, mas eu sempre fui muito tímido, muito tímido. E a Eve, ela veio pra curar muitas feridas, curar muitos traumas. Ela veio pra me mostrar que, novamente, eu só tenho uma vida. Essa vida pode passar pelos meus dedos em um piscar de olhos. Então, eu tenho que aproveitar ao máximo. E esse é o grande ensinamento que eu aprendi e que eu tento passar pras outras pessoas que me veem”. Desde a entrevista realizada com a drag queen em setembro de 2024, a artista ainda não fez uma outra apresentação nas festas da artista pop. Para a felicidade de muitos, Eve Lumen me contou que logo pretende voltar com uma frequência diferente e com um novo olhar sobre a sua presença nos eventos. Depois de tudo isso, ficamos sem palavras mesmo! Quem mais vai ficar atento às próximas montagens da Eve Lumen?





